terça-feira, 14 de setembro de 2010

Debate político na tv

Debate – Disputa, Discussão, troca de idéias
Fonte Dicionário Aurélio

A Influência do Debate Político na Tv

A Mídia é o vetor natural dos debates políticos. É um importante termômetro para medir o desempenho dos candidatos, Ele é o principal meio de formar a opinião pública, principalmente os indecisos.

O Discurso Preparado

O Discurso é composto por duas partes:
A Semântica, que diz respeito à substância; e a estética, composta pela embalagem.
Juntas elas formam a identidade do candidato.

Discurso Estético: Se preocupa com o modo de vestir e a maneira de falar.
A forma como o candidato gesticula, a impostação da voz, são recursos usados para reforçar a idéia do texto falado e passar segurança e atitude.

Discurso Semântico: contém as idéias, os atributos do candidato, os valores pessoais, os princípios políticos, etc. Apresenta ao eleitor a linha de governo que pretende adotar, sua ideologia.

A Escolha da Imagem do candidato

A opinião pública é muito instável por isso, marqueteiros tem seis meses para tentar construir um discurso, que forjará a imagem do candidato.
Pesquisas são feitas com a população, com o intuito de descobrir a melhor abordagem para o candidato, a que vai satisfazer as expectativas dos eleitores.
Com isso, candidatos batem em cima de certos assuntos, evitam outros, comprometedores, tudo com o intuito de vender a imagem elaborada por eles e seus partidos.

A Influência da Mídia sobre a opinião do povo

1989 Debate entre candidatos a presidência

Em 1989, os brasileiros foram às urnas para escolher o novo presidente da República. Era a primeira eleição presidencial pelo voto direto, depois de 29 anos. O pleito foi bastante disputado. Havia 23 candidatos, entre os quais estavam os líderes dos principais partidos políticos.

Antes do primeiro turno das eleições, a TV Globo realizou, no programa Palanque eletrônico, entrevistas com os dez principais candidatos à presidência. O programa tinha uma hora de duração e era gerado, ao vivo, do estúdio de São Paulo.
No primeiro turno, Fernando Collor (PRN) saiu vitorioso, com 20,6 milhões de votos (o equivalente a 28% do total). Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu 11,6 milhões de votos (16,08% do total), conquistando a outra vaga do segundo turno numa disputa apertada com Leonel Brizola (PDT), que obteve 11,1 milhões de votos, apenas 454.445 a menos (cerca de 0,5% do total de votos).

Entre o primeiro e o segundo turno da eleição, houve dois debates entre os candidatos Collor e Lula. O primeiro foi realizado nos estúdios da TV Manchete, no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro. O segundo, no dia 14, foi nos estúdios da TV Bandeirantes, em São Paulo. Os dois debates foram transmitidos na íntegra das 21h30 às 24h, por um pool formado pelas quatro principais emissoras de televisão do país: Globo, Bandeirantes, Manchete e SBT.



No dia seguinte à sua exibição ao vivo e na íntegra, a Rede Globo apresentou duas matérias com edições do último debate: uma no Jornal Hoje e outra no Jornal Nacional. As duas foram questionadas. A primeira por apresentar um equilíbrio que não houve, e a segunda por privilegiar o desempenho de Collor. Mas foi a segunda que provocou grande polêmica. A Globo foi acusada de ter favorecido o candidato do PRN tanto na seleção dos momentos como no tempo dado a cada candidato, já que Fernando Collor teve um minuto e meio a mais do que o adversário.

O PT chegou a mover uma ação contra a emissora no Tribunal Superior Eleitoral. O partido queria que novos trechos do debate fossem apresentados no Jornal Nacional antes das eleições, como direito de resposta, mas o recurso foi negado. Em frente à sede da Rede Globo, no Rio de Janeiro, atores da própria emissora, junto com outros artistas e intelectuais, protestaram contra a edição.

Os responsáveis pela edição do Jornal Nacional afirmaram, tempos depois, que usaram o mesmo critério de edição de uma partida de futebol, na qual são selecionados os melhores momentos de cada time. Segundo eles, o objetivo era que ficasse claro que Collor tinha sido o vencedor do debate, pois Lula realmente havia se saído mal.

Mas o episódio provocou um inequívoco dano à imagem da TV Globo. Por isso, hoje, a emissora adota como norma não editar debates políticos; eles devem ser vistos na íntegra e ao vivo. Concluiu-se que um debate não pode ser tratado como uma partida de futebol, pois, no confronto de idéias, não há elementos objetivos comparáveis àqueles que, num jogo, permitem apontar um vencedor. Ao condensá-los, necessariamente bons e maus momentos dos candidatos ficarão de fora, segundo a escolha de um editor ou um grupo de editores, e sempre haverá a possibilidade de um dos candidatos questionar a escolha dos trechos e se sentir prejudicado.

A expressividade da imagem

No ano de 1960, Nixon e Kennedy, os dois candidatos à presidência dos Estados Unidos, participaram de um debate que foi transmitido no rádio e na TV. Os eleitores que acompanharam o debate pelo rádio, ficaram com a impressão de que John Kennedy se saíra mal, enquanto os que acompanharam pela TV tiveram uma impressão totalmente contrária.
Esse fato histórico dos debates ilustra bem o poder de persuasão que alguns candidatos possuem, o magnetismo de sua postura e sua apresentação,que pode muitas vezes definir a opinião dos eleitores.

Fonte:
www.omelhordomarketing.com.br/a-construcao-do-discurso-politico
http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,5270-p-21752,00.html

Tiago José Nunes da Silva
Luís Aurélio Satim Palmeira
Thamiris Navarro S. de Oliveira
Pauline Andrade Gonçalves
Renata de Oliveira Ramos

6 comentários:

  1. Eu acredito que a mídia seja responsável pela maioria dos votos, pois assim como o texto nos diz, ela influencia os eleitores. E é impressionante como esse Discurso Estético pode mudar e formar opiniões, justamente pela questão de segurança que o candidato passa ou não. Mas sem dúvidas, o mais importante é o Discurso Semântico, que infelizmente é difícil de acreditar atualmente. E é assim que a mídia possui um papel muito importante nessas épocas eleitorais, pelo fato de ser por ela que chegamos ao maior número de informações de nossos candidatos.

    Luciana Soares, Turma B

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  2. Ricardo Abissi 1º B Jornalismo20/9/10 11:10

    Podemos ver mais um exemplo de influência da mídia. Não só nos debate, mas nos horários eleitorais, o que é apresentado pode gerar muitos votos para os candidatos. Temos um exemplo claro nesta eleição, que é o caso do candidato Tiririca. O discurso estético, com a presença de seus pais fantasiados e com piadas, resultou seu sucesso nas pesquisas, mesmo sem fazer nenhum discurso semântico.

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  3. Observando o texto, pode-se ver que a mídia poderá influenciar até em nossas opiniões em questão a escolha de um político, de um candidato, de um partido, nos mostrando e levando para nós a imagem e o perfil de tal candidato e levando em conta a nossa argumentação perante a mídia, chegamos a tirar nossas conclusões onde tal candidato será bom, tal candidato será ruim, de acordo como ele se expressar, e no que a mídia vai mostrar, e por fim, ao que será chegado até nós.

    Márcio Vinícius Nogueira de Sá - 1º RTV (Turma B)

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  4. Se engana quem pensa que os candidatos improvisão ou são apenas Sinceros nos debates políticos.
    Muitas coisas acontecem antes. Por traz de tudo muitos marketeiros trabalham duro para construir a imagem dos candidatos.
    E praticamente 100% da população se decide atraves dos debates políticos.

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  5. Os candidatos criam suas imagens nas campanhas. Somos totalmente influenciados pela mídia, ela constrói, de certa forma, a nossa visão. Aqueles que investem mais, que se vestem melhor, que possuem sua história de vida contada de forma poética nas propagandas... será provavelmente o que mais terá votos.
    Infelizmente o que realmente importa não são as promessas de campanha, não são as possibilidades das mesmas se cumprirem, não é o ''histórico'' de cada candidato, e sim o que ele aparenta ser nos poucos minutos de propaganda e em frases estudadas para os debates.

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  6. Infelizmente sempre foi assim a mídia,influencia as pessoas, no caso Collor foi assim a Globo colocou e tirou ele de lá. O que temos que fazer é ver bem o "Curriculo" de cada um.

    Thiago Silva Lemos 1ºB

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