segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Os 50 anos de carreira do Rei Roberto Carlos

Roberto Carlos completou 50 anos de carreira, estando sempre no auge do sucesso, e por isso é referenciado como “rei” da musica popular brasileira.
A divulgação começou quando Roberto foi convidado a se apresentar no programa musical "Clube do Rock", da TV Tupi. E no fim dessa década de 1950 gravou alguns compactos, iniciando a carreira oficialmente.
Já na década de 1960 deu-se o início da Jovem Guarda, onde Roberto, Erasmo e Wanderléia apresentavam um programa na TV Record. A repercussão foi muito boa, tornando Roberto um dos primeiros ídolos jovens da cultura brasileira. Após isso o cantor ainda apresentou outros programas exibidos na TV.
Outro fator comunicativo que colaborou muito com sua carreira de sucesso foi o rádio. Levando em conta que a TV ainda não era um eletrodoméstico muito popular, sendo ainda ausente em muitas casas, era o rádio que trazia entretenimento para os lares. Então logo após ser lançado algum disco de Roberto, ele era imediatamente divulgado nas rádios por inteiro, a partir daí as músicas eram diariamente pedidas pelos ouvintes, e consequentemente tocadas o ano todo. Várias estações de rádio dedicavam um horário exclusivamente para tocar suas músicas. Coisa que ainda acontece nos dias de hoje.
Suas músicas foram trilha sonora de inúmeras novelas, comerciais e apresentações. Belas canções, sempre mostrando um lado romântico com formas simples de falar de amor, o que conquistou ainda mais os fãs, que usam suas composições como trilha sonora de suas próprias vidas.
Em 1974 a Rede Globo exibiu um especial do cantor, obtendo um enorme índice de audiência. E desde então, o programa passou a ser veiculado anualmente, sendo ansiosamente esperado pelas fãs.
Roberto Carlos já vendeu mais de 120 milhões de cópias de discos, sendo reconhecido internacionalmente. Quando completou os 50 anos de carreira, o cantor recebeu diversas homenagens como shows exibidos na TV, premiações e exposições.
Enfim, os meios de comunicação influenciaram muito no sucesso do artista, divulgando esse indiscutível talento e fornecendo-lhe esse sucesso mais do que merecido.

1ºB
Luciana Soares

7 comentários:

  1. Roberto Carlos pode ser a personalidade mais importante da musica brasileira. E é interessante como o seu sucesso esta inteiramente ligado aos meios de comunicação. Talvez se não houvesse essa divulgação constante desde a década de 1950 ele não seria considerado o "rei" da musica brasileira. Esta aí o poder da mídia, de glorificar personalidades, de influenciar diretamente os espectadores.

    ResponderExcluir
  2. Matheus Bravim25/8/10 15:18

    O texto deixa claro que a mídia foi um dos principais fatores que levou o cantor Roberto Carlos a ser conhecido como "rei" da música popular brasileira, e além disso conseguir vender mais de 120 milhões de discos. Isso nos mostra que a mídia tem grande poder, sendo capaz de criar idolos e "reis", não só na música mas em diversos seguimentos.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo Abissi31/8/10 10:02

    O Brasil precizava de um "rei" da música. Todo esse processo mostra a construção da imagem de Roberto Carlos pela mídia.

    ResponderExcluir
  4. A musica de Roberto Carlos e pura emoçao, cada melodia traz lembranças agradáveis a alguém, ou provoca melancolia e até entusiasmo em outras.

    A musica tem essa linguagem, comunicar sentimentos.
    Uma vez que leva harmonia às almas, que por sua vez as eleva e as engrandece.
    Roberto Carlos, uma alma virtuosa que tem a paixão do bem, do belo.
    Alguem que adquiriu a harmonia, produzirá obras primas capazes de penetrar as almas mais blindadas, fechadas em si mesmas, e comovê-las.

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida, podendo observar o texto, a influência da mídia, da rádio e da televisão, o quanto ela proporcionou naquela época, e que foi capaz de cada vez mais poder construir pessoas, personagens, artistas, de anos passados até os dias atuais, dando aos ouvintes/telespectadores, o poder da informação, da imagem, do som, podendo influenciar no melhor ou no pior conteúdo fornecido, nesta comunicação, a nós, os receptores.


    Márcio Vinícius Nogueira de Sá - 1°RTV (Turma B)

    ResponderExcluir
  6. É incrível o modo como a mídia pode criar a imagem das pessoas. No caso de Roberto Carlos, a mídia o transformou no ''rei'', mas nem sempre a influência da mídia é positiva. Muitos atores que fazem papel de vilões em novelas, por exemplo, acabam gerando um certo 'desconforto' aos telespectadores. Podemos até deixar de gostar de determinado ator, mesmo sabendo que aquilo não é a vida real.

    Jéssica Fisco - 1ºB RTV

    ResponderExcluir
  7. Agora a mídia vem Restart, mas essa moda não vem só de agora, isso nos mostra que a mídia tem um poder enorme nas mãos.

    Thiago Silva Lemos 1º B

    ResponderExcluir