quinta-feira, 3 de junho de 2010

Conceitos de Publicidade e o seu uso na TV Brasileira

A publicidade é a difusão pública associadas a produtos, serviços e empresas. Este termo pode englobar a difusão de conceitos, idéias e criações.
As primeiras técnicas de propaganda foram cientificamente organizadas e aplicadas pelo jornalista Water Lippman e pelo psicólogo Edward Bernays ( sobrinho de Sigmond Freud )
Eles foram contratados pelo governo americano para influenciar a opinião pública a apoiarem o país a entrar na 1ª Guerra Mundial ao lado da Inglaterra.
Eles cunharam o termo:

“Mente Coletiva, Consenso Fabricado”.

Estes princípios foram amplamente usados pela TV.


A televisão no Brasil e a Publicidade

Foi em 18 de setembro de 1950 que Assis Chateaubriand inaugurou a PRF3 TV Tupi difusora de São Paulo, e em 20 de janeiro de 1951 a TV Tupi canal 6 do Rio de Janeiro.
Inicialmente, apenas os muitos ricos possuíam um aparelho televisor em sua casa. Era necessário popularizar o aparelho de TV, para isso Chateaubriand instalou monitores em praças públicas para divulgar o novo meio de comunicação. Também foi criada uma campanha publicitária para incentivar as pessoas a adquirirem o aparelho que mais parecia uma intimação :

"Você quer ou não quer a televisão?
Para tornar a televisão uma realidade no Brasil, um consórcio rádiojornalístico investiu milhões de cruzeiros.
Agora é a sua vez! Qual será a sua contribuição para sustentar tão grandioso empreendimento? Do seu apoio dependerá o progresso em nossa terra, dessa maravilha da ciência eletrônica .Bater palmas não basta, o seu apoio só será efetivo quando você adquirir um televisor."


Notamos que Chateaubriand por mais que intimidasse o povo a adquirir um televisor, em suas palavras ele tentava sensibilizar a opinião pública a sustentar coletivamente aquele caríssimo empreendimento.

O povo, na medida do possível, obedeceu. Em 1960, eram 600.000 TV’s funcionando no país. Já em 1970 eram 13 milhões!

‘ A publicidade de produtos na televisão Brasileira’

Foram as agências de publicidade que criaram os primeiros programas patrocinados pelos seus clientes.
Os programas sempre traziam os nomes de seus patrocinadores: Telenotícias Panair, Repórter Esso, Telejornal Bendix, Reportagem Ducal, Telejornal Pirelli, Gincana Kibon, Sabatina Maisena e Teatrinho Trol.
Aliás, muito semelhante aos programas de Sílvio Santos, que até hoje evidencia os produtos: Roletrando Jequiti, que também já foi patrocinado por produtos Nestlé, Bombril, Cica, Arisco...

Logo , 60% da publicidade no país ‘migrou’ para TV.
Os programas que antes só eram ouvidos no rádio, passaram para a TV, com o público presente na platéia.

‘ O que se vende na TV’ (uma reflexão)

O ser humano tem uma íntima relação com a TV, a caixa que mudou o mundo.
Mas, até que ponto damos razão para tudo o que vemos ali? Todas as tribos, raças e etnias entram na nossa casa sem serem convidadas, mas mesmo assim, permitimos suas estadias. Na sala de nossa casa fazem sexo e se cometem até assassinatos...
A televisão não pode ter o papel central na construção de um indivíduo.
Nós é que devemos fazer uma autocensura sobre o que entra em nossos lares.
A TV não pode escolher o seu público, ela não pode estar acima da sua moralidade.
A TV nos mostra ficção, aprendemos a viver na irrealidade e a entender que não somos responsáveis pela realidade, mas no fundo no fundo, somos capazes de tomar parte da novela cotidiana.

Bibliografia : A história da Comunicação
Autora : Monica Gontijo
Reflexão final : Peter Iote.

1º B
Anderson Peter
Fernanda Miranda
Karen Monteiro
Sabrina Espíndola
Victoria Galvão de França

18 comentários:

  1. Observamos através do texto acima o sucesso da propaganda e do convencimento para se adquirir um aparelho de TV nos anos 50 e 60. Por sua vez, um lançamento, uma novidade no mercado de eletrônicos que a minoria da população tinha condições financeiras para adquirir um aparelho que possuía um custo elevado.
    Não era essa a idéia de seu criador, e sim tornar - se a TV um bem tão popular quanto o rádio. Foi preciso um alto investimento e idéias criativas que atraíssem todas as classes e levar ao conhecimento de todas as pessoas o quão importante era possuir um aparelho desse porte em suas casas.
    Houve também, uma demonstração em praças públicas de todo o país " O que era a TV e como funcionava", o que chamou mais a atenção das pessoas.
    Através da publicidade, houve uma venda muito grande desse aparelho em muito pouco tempo. Apesar do custo, todos queriam assistir aos programas de TV da extinta e ao mesmo tempo imortal TV TUPI.
    Com isso, a publicidade começou a agir também na TV e não somente no rádio. Os programas de TV eram patrocinados pelos anunciantes que tinham suas marcas publicadas em diversos lares.
    Hoje em dia, a TV se tornou um bem comum, com vários recursos tecnológicos e tamanhos diversificados, mas sua programação continua quase a mesma coisa. A TV é movida pela publicidade que leva a milhôes de lares a melhor marca a ser adquirida pelo telespectador.
    Não podemos é claro, sermos induzidos exclusivamente pelas propagandas televisivas, precisamos ter a nossa opnião.
    Vivemos na era da informação e do consumismo. Precisamos selecionar o que queremos ver na televisão. O que entra em nossos lares muitas das vezes influenciam nossos filhos.

    Thiago M. de Alvarenga 1º. Jornalismo Turma B

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  2. Como tudo o que é novo causa uma certa estranheza e dificuldade das pessoas aderirem de imediato com a Televisão não foi diferente.
    Mas esse tal de Assis Chateaubriand foi muito inteligente divulgando a sua emissora chamada TV Tupi em lugares públicos e de grande movimento de pessoas.E convocando ou quase que intimando a população a fazer parte desse novo mundo que acabara de surgir.
    Aí esta a publicidade que nasceu praticamente junto com a televisão.
    Uma não existiria sem a outra.
    É engraçado ver que até o nome dos programas já tinham a divulgação de um produto ou marca,como Telejornal Pirelli ou Gincana Kibon e até hoje com um certo programa do SBT.
    E hoje essa divulgação é ainda mais rápida com todos esses meios de comunicação funcionado a pleno vapor.Mas cabe a nos espectadores, futuros comunicadores exercermos o nosso censo critico e peneirar o que realmente é de valor para nós, não abrir os braços e receber tudo o que é "jogado" sem nenhum discernimento para toda as massas.

    Luis Aurélio Satim Palmeira 1º.RTV/Turma:B

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  3. As primeiras técnicas de propaganda surgiram para influenciar a opinião das pessoas e assim como as técnicas de propaganda a televisão surgiu também para influenciar a opinião dos telespectadores, porém em uma abrangência maior devido a grande quantidade de pessoas atingidas.
    A televisão no Brasil surgiu na década de 50 e o grande esforço era para que a grande maioria da população tivesse um aparelho de televisão em casa, nessa época os programas tinham como parte do nome o nome de seus patrocinadores o que induzia às pessoas a idéia de que a marca daquele determinado produto era melhor que outros.
    A televisão passa para seus telespectadores, conceitos, idéias e define padrões que acabam influenciando na vida de milhares de pessoa, como exemplo pode-se citar: o padrão feminino magro imposto pela mídia e que toda mulher busca; as roupas adequadas a serem usadas para não estar fora da moda e por fim as gírias e gestos que basta alguém aparecer na televisão exibindo-os que várias pessoas passam a aderir.
    Conclui-se que a televisão influencia muito na vida das pessoas e principalmente dos mais desinformados, porém cabe aos telespectadores absorverem as informações e filtrar aquilo que está de acordo com a sua pessoa, seus valores e senso crítico. É importante também a escolha por programas que agregam algo positivo a sua vida.

    Claudiane de Jesus, Radio e TV, 1ºA

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  4. No começo as pessoas não se 'atreviam', de certa forma, a entrar nesse novo mundo da televisão. Além do preço, que tornava os aparelhos menos acessíveis para as pessoas com menor poder aquisitivo.
    A campanha publicitária de Chateaubriand foi com toda a certeza de grande importância, foi um intimato, do tipo 'se você não comprar um televisor, vai estar afundando o país e nos fazendo perder dinheiro!'... uma estratégia bem interessante.
    A idéia de usar nos programas o patrocínio é extremamente engenhosa e com certeza, é uma das responsáveis pelo desenvolvimento rápido da televisão e a estabilização da relação com os patrocínios e comerciais.
    O que se pode ressaltar também é essa avalanche de informações as quais somos expostos. Devemos, sem dúvidas, julgar aquilo que nos parece sensato e verídico também. A TV pode ser uma espécie de 'transe'. Sentamos em frente a ela e nos desligamos de tudo, apenas ouvimos e absorvemos suas informações por osmose. Por exemplo, se minha família é judia, não há nenhum motivo para ver a 'Seção do descarrego', certo?! Devemos sempre colocar em primeiro lugar nossos valores e conceitos para julgar aquilo que é transmitido.

    Jéssica Fisco - 1º RTV, TURMA B

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  6. Bem interessante que o Assis Chateaubriand fundou a PRF3 TV Tupi, o grande trabalho que ele teve em trazer tal midia para o nosso país, e o modo dele faze a divulgação, que até o momento a TV era uma coisa inusitada pra qualquer pessoa da época, onde eram muitas apegadas ao Rádio, mesmo também pelo alto custo que o mercado oferecia para adquiri-la, mas Assis Chateaubriand teve a idéa de fazer uma divulgação, uma "Campanha Publicitária", para que as pessoas vessem a importância daquela midia. Assim foram dados o inicio da publicidade bem como o inicio de programas da televisão que usavam logomarcas para divulgação de produtos, ao mesmo tempo publicitando e dando uma propaganda.
    Enfim "O ser humano tem uma íntima relação com a TV, a caixa que mudou o mundo", nela buscamos informação, entretenimento, um bom lazer, porém, encontramos algo quem não escolhemos para ver, que podemos formar opiniões, que sendo assim pode nos transformar.

    Márcio Vinícius Nogueira de Sá - 1º RTV (Turma B)

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  7. Analisando o texto a cima, observamos o quanto a publicidade já existia com grandes mentores.
    Como as idéias bem projetadas, obtiam muito sucesso. E o mais incomodador, é o fato de que a tecnologia não tinha tanto recurso como temos hoje.
    Mas para a época também a criação da televisão, foi um grande marco para nossa vida.
    Assis Chateaubriand, foi o grande cabeça desta mudança para nossa sociedade, pois com o desenvolvimento da televisão, muitas mídias vieram junto.
    E se nos aprofundarmos mais ainda na história de Assis, saberemos que quando colocou sua emissora no ar, havia esquecido que ninguém na população tinha televisores em suas casas e com isso ele deu para algumas pessoas, lógico que selecionadas por ele.

    Moisés Carlos Antunes - 1º Ano RTV Turma B

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  8. Este comentário foi removido pelo autor.

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  9. A verdade é que a Televisão trouxe um universo completamente diferente da realidade, ao assistirmos determinadas; novelas, filmes, seriados, animes, comerciais, jornais e etc, seja qual for a programação ela causará um efeito de "estar dentro da televisão".
    È incrivel como o nosso campo visual simplesmente se apaga, quando estamos assistindo Televisão, parece que só enxergamos a mesma, em tua porpoção, nao importa o tamanho dela, pode ser a menor de todas, nosso olhar vai estar atento assim como nossa audição atissada querendo saber mais. E pode ter certeza de que tudo isso foi planejado e muito bem planejado.

    Letícia Cristina Monteiro Silva Rosa - 1º Ano PP Turma B

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  10. Bom, o texto acima mostra como a Publicidade pode ser muito influente. Com uma idéia simples, fazer as pessoas comprarem mais de 13 milhões de televisores em cerca de 20 anos.
    A televisão hoje em dia é um dos meios de comunicação mais informativos que existem hoje (perdendo apenas para a internet). Nela, existem o áudio que já havia no rádio, combinado com a imagem em movimento, despertando assim um interesse maior no consumidor, podendo mostrar a ele os produtos, além de criar uma intimidade maior entre o programa e o tele-espectador.
    Mas, além de informativo, a televisão pode ser também um das formas mais destrutivas da sociedade. Levando pessoas a acreditar que o que elas vêem nos comerciais e nas novelas é o ideal de vida perfeita, levando assim muitas pessoas a fazerem o errado achando que é certo.

    Thiago Felipe, 1º PP - Turma B

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  11. O texto nos mostra a inserção da publicidade na tv e o poder que essa combinação ganhou junto à massa. Tudo que nos é apresentado na tv é tratado como verdade inquestionável,tamanha a influência na mente das pessoas.A publicidade na tv desenvolve seu papel de informar e divulgar,mas usa a ferramenta da manipulação da opinião coletiva,que é o que mais acontece na tv hoje.

    Tiago José Nunes da Silva,1º rtv,turma B

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  12. Fica claro então, que desde o começo, já nos lançamentos das televisões, Chateaubriand já sabia usar muito bem a propaganda, na questão da intimidação subentendida.
    Atualmente, mesmo nas classes mais inferiorizadas é difícil se encontrar um lar que não haja um televisor. Pois esse passou a ser um dos principais eletrodomésticos, trazendo informação, entretenimento e produtos para dentro de nossas casas.
    Infelizmente, existem os pontos negativos dessa tecnologia tão eficaz, que é essa questão da TV conseguir invadir nossa casa de tal maneira a nos deixar submissos a ela, e fazendo dela a nossa realidade. Por isso é preciso uma seleção para saber distinguir o que nos é benéfico.
    Vale reforçar que muitas das propagandas exibidas são tentadoras, e existem para todos os gostos e idades, nos levando a consumi-las sem perceber. Eu acho isso muito interessante, pois sendo as propagandas muito bem pensadas, elas conseguem atingir o objetivo esperado.

    Luciana dos Santos Soares, 1°Jornalismo, turma B.

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  13. Podemos ver então, que apesar do custo elevado da TV, que chegou no Brasil na década de 50, cada vez mais as pessoas iam se interessando por esse novo empreendimento. Pois era algo totalmente inovador na época, onde aliava o áudio e a imagem.
    E hoje é muito difícil encontrar pessoas que não tem televisão em casa. Um aparelho que está presente na vida de todos praticamente, onde exerce um papel determinante na opinião, formação e nas atitudes de toda uma sociedade. Por exemplo, sem Gisele Bündchen, Xuxa, Ivete Sangalo (ou outras pessoas em quem nos espelhamos), nosso modo de se vestir, falar, agir, seriam totalmente diferentes.
    A TV é um meio de comunicação que define padrões, influência a vida de quem assiste, vende idéias, valores e conceitos. Pois junto com ela vem a publicidade que irá ter o poder de nos convencer.
    Portanto, apesar da televisão ter seu lado ''ruim'', sendo o problema a sua má utilização (quando as pessoas deixam seus valores de lado e deixam-se influenciar), ela tem o seu lado benéfico que é passar informação, atualidade e entretenimento para toda sociedade.

    Kamila Akemi Yabiku, 1° PP - Turma B

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  14. Thiago Silva Lemos RTV 1º B17/6/10 08:30

    A televisão passa para seus telespectadores, conceitos, idéias e define padrões que acabam influenciando na vida de milhares de pessoas, existem o áudio que já havia no rádio, combinado com a imagem em movimento, despertando assim um interesse maior no consumidor, a televisão influencia muito na vida das pessoas e principalmente dos mais desinformados, porém cabe aos telespectadores absorverem as informações mais importantes!

    Thiago Silva Lemos RTV 1º B

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  15. Muito interessante o texto, podemos ver que desde a época da 1ª Guerra Mundial a mídia já tinha um certo poder de manipulação. O que mais me surpreendeu foi a que na década de 60 a intimidação de Chateaubriand, para que a população comprasse aparelhos de TV, tenha dado tão certo que em dez anos foram vendidos mais de 12 milhões de TV's.
    Tambem achei muito interessante a reflexão feita no final do texto, realmente devemos controlar o que chega até a nossa casa pela televisão, muitas vezes somos contra muita coisa que acaba entrando em nosso lar através dela.

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  16. Ricardo Abissi17/6/10 13:18

    Realmente a TV nos dias de hoje acaba influenciando muitas pessoas. Fica evidente nas novelas, onde muita gente deixa de fazer várias coisas só para assistir seu capítulos, e também adotam estilos de vida de personagens. A influência é tão forte que chega ao ponto das pessoas se vestir, falar e muitas outras coisas como os personagens. A propaganda também é muito influente, pois quando estão em grandes emissoras o crescimento do consumo é imediato.

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  17. Ricardo Abissi17/6/10 13:22

    Realmente a TV nos dias de hoje acaba influenciando muitas pessoas. Fica evidente nas novelas, em que muita gente deixa de fazer várias coisas só para assistir seu capítulos, e também adotam estilos de vida de personagens. A influência é tão forte que chega ao ponto das pessoas se vestir, falar e muitas outras coisas como os personagens. A propaganda também é muito influente, pois quando está em grandes emissoras o crescimento do consumo é imediato.

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  18. Thaís Gomes22/6/10 12:11

    Gostei muito do texto,tem muitas curiosidades que eu não sabia e nele podemos perceber desde o princípio o poder que a publicidade e a televisão tem sobre as pessoas, como elas conseguem manipular de uma forma sem que percebamos.Também gostei muito da reflexão do Peter, é o que realmente acontece, existem pessoas que deixam de viver a própria vida para viver a vida dos personagens das novelas, devemos estar muito atentos quanto a isso e fiscalizarmos o que entra dentro de nossos lares.

    Thaís Barbosa Gomes - 1ºB - Jornalismo

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