terça-feira, 15 de junho de 2010

Novelas: Realidade X Ficção

Sabemos que nos dias atuais, as telenovelas são a maior fonte de entretenimento das pessoas. Mas é exatamente neste ponto que entra a grande dúvida: “Até que ponto as telenovelas influenciam a vida de seus telespectadores?” Desde que as novelas foram criadas, elas visam abordar temas relacionados à época em que se passa, e não deixando de estar de acordo com a realidade da sociedade. Assuntos como o uso de drogas; problemas familiares, entre eles o preferido é a traição; homossexualismo; preconceito; doenças graves são os mais comuns. Enfim, tudo o que está na mídia se torna comum aos olhos de quem está sentado ao sofá acompanhando o drama. E o que preocupa é a comparação que as pessoas fazem com o que não é real, com suas situações reais de vivência, e até mesmo comparação com a personalidade forte, ora boa, ora ruim desses personagens da ficção. Pessoas sem nenhum censo crítico confundem esses dois universos paralelos, entre realidade e ficção, e quando percebem que nada é como na TV, criam uma angústia muito grande, e a ilusão de que suas vidas estão indo de mal a pior, e que boa mesmo é a vida atrás das telas de TV.
Por outro lado, as novelas possuem um importante papel até mesmo na formação de opinião das pessoas. A abordagem de temas, quando bem divulgados, podem até diminuir os casos desse preconceito, nem que seja pelo menos durante o tempo de exibição da novela. Quando fazem campanhas de vacinação, doação de sangue, economia de água, energia, incrivelmente as expectativas das campanhas vão às alturas, e o resultado é fantástico. E isso é ótimo, pois mostra que as novelas estão conscientizando as pessoas de alguma forma.
Vimos, recentemente, na novela “Viver a Vida” de Manoel Carlos, a atriz Aline Moraes, vivenciando uma modelo que sofreu um acidente grave e acabou em uma cadeira de rodas, e conviveu com realidade da tetraplegia. Podemos ver o dia-a-dia de um deficiente físico, mas, não esquecendo de que, ela é uma jovem que tem todo o conforto necessário. Para ela a questão dos obstáculos ao cadeirante não são freqüentes, como na vida das pessoas reais, e de acordo com a realidade brasileira. E aí? Que mensagem a novela está passando? Talvez esse “exemplo de vida” seja muito limitado. É preciso mostrar a realidade, as pessoas que todos os dias encontram dificuldades ao entrar em um ônibus, aliás, até isso a personagem conseguiu com facilidade...É preciso mostrar a pessoa que encontra dificuldade ao subir escadas, ou em calçadas, ou até mesmo ao entrar em um estabelecimento público. Mostrar situações reais, de pessoas reais, pois isso sim vai mobilizar as pessoas a ponto de interferir na realidade. A TV deve ir mais além do esperado pelo público.
Observa-se que a comunicação tem capacidade para alterar conceitos de gerações, portanto, deveria ser mais bem usada. São muitas as situações sociais orientadas pela TV e, se não forem bem interpretadas, servem como uma arma de atividade contrária à formação moral, conforme vem ocorrendo.
É o mundo fictício entrando em confronto com o mundo real.

1º A
Greice Élen
Fernanda Prado
Jéssica Aparecida dos Santos Salgado
Júlia Antunes Bastos Capucho

12 comentários:

  1. As novelas, vista de forma geral pela população como entretenimento, contribuem para a formação de opinião e em campanhas sociais onde mostra um bom retorno por parte da sociedade, porém, não nos resta a dúvida que tal influência gera uma sociedade iludida, que busca uma vivência irreal que pode trazer sérias conseqüências para a sua vida.

    ResponderExcluir
  2. Ricardo Abissi18/6/10 10:59

    As novelas tem seu lado positivo e negativo. Ela influencia na vida das pessoas, pois podemos ver garotas se vestindo, cortando o cabelo e falando como os personagens das novelas. Nos pensamentos, a novela pode causar confusões nas pessoas, justamente por essa questão de ficção e realidade.
    Gostei muito do texto porque eles conseguiram explicar essas influências e pensamentos em relação a novela.
    Quando foi citado o exemplo da novela "Viver a Vida" seria realmente mais interessante aboordar a questão das dificuldades que os deficientes passam, pois aí sim estaria aproximando da realidade.
    Realmente foi muito bem desenvolvido o texto.

    ResponderExcluir
  3. Gabrielle19/6/10 14:30

    As novelas podem ser ora boas, ora más.
    Boas no sentido de aumentar a percepção do cidadão em casos que acontecem no dia-a-dia e estão na nossa frente e não o enxergamos, quando trazem campanhas que fazem bem à sociedade em geral.
    Mas, em contrapartida, muitas vezes trazem padrões e modelos que as pessoas querem seguir a qualquer custo e acabam tirando a identidade e a individualidade do indivíduo.
    É preciso filtrar o que vemos não só nas novelas, mas na programação em geral, pois nem tudo pode ser bom e trazer uma boa mensagem.

    Gabrielle Coelho - Jornalismo, 1º A

    ResponderExcluir
  4. As novelas trazem sim o lado positivo mas também o lado negativo. Elas têm o poder de influenciar diretamente a vida das pessoas, que trazem para sua vida o irreal vivenciado nas novelas. Isso pode ser bom, quando as pessoas enxergam isso como fatos que acontecem em nosso dia-a-dia e tentam mudar isso na VIDA REAL, o lado negativo das novelas é quando as pessoas se "jogam de cabeça" nas histórias que nem sempre são boas, vive aquilo tudo como se sua vida real fosse uma novela.
    Mas de modo geral as novelas de hoje em dia são boas, abordam sempre bons temas ligados a nossa realidade.


    Aline Moreira - Jornalismo - 1º A

    ResponderExcluir
  5. Bárbara Chagas21/6/10 11:12

    É concerteza a Tv, a novelas propriamente ditas praticamente torna as pessoas dependentes dela, porque sempre tem aquele personagem que as pessoas identificam-se mais e assim deixando-se levar pelo que esta vendo na tv, pela ficção, assim usando as mesmas roupas, tendo o mesmo jeito de falar usando a mesmas girias; E isso não acontece só em novelas mais em varios outros programas como de humor, eles lanção bordões que imediatamente ja ta todo mundo falando igual imitando e tudo mais; A mídia influência de mais no nosso modo de vida, na nossa vida real a sociedade acaba fazendo e sendo como a mídia lança.
    Ja no caso da atriz Aline moraes, eu concordo completamente com o texto porque a personagem tem tudo e não passa por dificuldades na rua, enfim essa realidade a tv não mostra ou maqueia de forma que as pessoas assistão e esqueção mesmo que aquilo não é o que agente costuma ver no nosso dia-dia, mas todo mundo sabe que a vida de um cadeirante não totalmente facil.


    Bárbara Chagas - PP Turma A

    ResponderExcluir
  6. As novelas hoje, têem uma forte influência no comportamento das pessoas que as assiste, este comportamento pode ser percebido através das girias, bordões, moda e até mesmo posturas parecidas com as dos personagens. Mas tais fatos só são realmente representados pela sociedade diante de um bom trabalho da tv, que em parceria com pessoas com uma dificuldade emocional podem desencadear comportamentos alheios ao perfil delas e assim não sabem quando parar. Por isso a tv deve deixar bem claro e o telespctador também deve estar ciente de que ficção não é realidade apesar de ser um proprio retrato da sociedade.

    Jairo dos Santos Junior - turma A - PP

    ResponderExcluir
  7. As novelas são em primeiro lugar uma forma de entertenimento, concordo com o que foi dito no post, mas acredito que se realmente a realidade fosse mostrada na "telinha" poucas pessoas assistiriam, afinal assistimos novela para esquecermos dos problemas, o que precisa realmente acontecer é a criação de um senso critico nas pessoas para que saibam o que realmente pode se aproveitar do que nos é oferecido.

    Dalva Mello - Jornalismo- Turma A.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o que foi dito no texto, as novelas tem um "poder" sobre a mente das pessoas e os autores sabem disso, podem ser usadas para uma mudança de valores por exemplo, oferecendo esse mundo mágico com uma "pitada" de realidade para formar opiniões que sejam favoráveis a temas polemicos como foi a lei do divorcio por exemplo.


    Claudiane de Jesus- RTV Turma A

    ResponderExcluir
  9. As pessoas confundem o entretenimento da novela com a vida real. Isso ás vezes pode ser bom, pelo fato de conscientizar a sociedade sobre algum problema que tem de ser resolvido. Mas por ser uma novela, tem o lado que é um tanto quanto diferente da realidade, como no caso citado da novela Viver a Vida, eles abordaram de uma maneira como deveria ser a estrutura para o deficiente físico, e não como é hoje, com recursos precários onde os portadores de necessidades especiais encontram muita dificuldade de levar uma vida normal.


    Diana Pereira - PP - Turma A

    ResponderExcluir
  10. As pessoas na maioria das vezes tratam o ficticio como realidade, como vemos nas novelas e isso é prejudicial à nós. A Tv é um dos maiores meio de comunicação que temos, e esta tem uma certa influência em nossa mente.

    Pamela c 1-A comunicaçao social

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Não ha pontos positivos em novelas, todas elas apenas banalizam exemplos destrutivos de conduta e comportamento em milhões de pessoas. Apelando para a representação dos sentimentos humanos em suas esferas mais primitivas, para dessa forma atender a demanda (enorme) de pessoas que querem esse tipo de conteúdo e conseguir mais audiência. Novelas colaboram para deixar o mundo mais doente.

    ResponderExcluir