terça-feira, 1 de junho de 2010

A imagem da mulher projetada pela indústria da publicidade.

Como algo antigo e ainda persistente, que hoje em dia merece maior atenção por parte dos consumidores é a imagem projetada da mulher pela mídia . Assim, torna-se natural a super exposição da mulher, colaborando para a fixação de padrões pré-definidos e aceitos socialmente.
O que chama a atenção nessas lindas mulheres é o imperativo de seu aspecto, sempre impecável, jovial, independente das situações que se encontram dentro do enredo da publicidade. O que se pretende com isso, é “iludir e envernizar a mercadoria”.
As mulheres se encontram então sendo alvo na economia capitalista como consumidoras, numa relação bastante explícita entre consumismo e estética obrigatória.
A mulher é usada de modo que desperta o olhar do consumidor e o instiga e persuade a adquirir determinado produto muitas vezes levando até ao consumo excessivo como no caso das publicidades de cerveja.
Esta identificação encontra-se presente também na afinidade que os consumidores têm em relação às mercadorias, portanto presente na consumidora mulher.
São tantas mercadorias que as mulheres acabam se sentindo um lixo no final de tudo isso, então buscam entrar na “forma certa”, não medindo esforços nem consequências para isso.
A publicitária e pesquisadora Clarice Herzog, que coordenou a pesquisa “Como a propaganda retrata a mulher” (1987), faz uma análise definitiva:
“O problema de identificação se agrava porque a propaganda costuma operar com estereótipos, com modelos únicos, de generalizações. Ainda hoje, nos filmes publicitários, a mulher inteligente é a que se profissionalizou; a mulher sensual é a jovem; a dona-de-casa é uma pessoa que se realiza única e exclusivamente através da realização da sua família; o velho é uma pessoa boa e ingênua”.

A conseqüência disso aparece nos números da pesquisa Unilever:
O que as brasileiras declaram ver quando estão diante do espelho?
Uma pessoa nada sexy 100%
Uma imagem pouco bonita 98%
Uma pessoa estressada 91%
Alguém que precisa de plástica 54%
Uma silhueta meio gordinha 51%
(FONTE: ETCOFF (UNILEVER/DOVE, 2004)).

Do total de mulheres pesquisadas em dez países pela Unilever, 76% declaram que gostariam de que a beleza feminina fosse retratada pela mídia como sendo composta por mais do que apenas atração física, e 75% consideram que a mídia prestaria um melhor serviço se retratasse mulheres de tipos variados em termos de idade, tamanho e forma.
De posse desses dados, a Dove, marca de cosméticos que pertence ao Grupo Unilever, lançou mundialmente a “Campanha pela Real Beleza” (Unilever/Dove, 2006), que traz para o centro dos anúncios mulheres de todas as cores, gerações, tamanhos e formatos, mostrando que elas podem ter rugas e imperfeições e, ainda assim, ser muito bonitas, atraentes, alegres e seguras.
Indo contra a receita tradicional e em sintonia com sua consumidora, a Dove ousou trabalhar fora do padrão de beleza imposto pela mídia. O resultado foi o maior sucesso: após o lançamento da campanha, as vendas dos produtos Dove aumentaram 33%.

Fontes:
UNILEVER/DOVE. Campanha pela Real Beleza. Disponível em http://www.dove.com.br. Acesso em: 10 mar. 2006.
HERZOG, Clarice. Como a propaganda retrata a mulher: uma nova leitura sete anos depois. São Paulo: Standard, Ogilvy & Mather, 1987. Mimeo.
http://www.patriciagalvao.org.br/novo2/t18a.htm.


1ºA
Cassia
Fábio
Franciele
Izabela
Rodrigo

20 comentários:

  1. Acredito que o fato da sociedade impor um padrão de beleza, que esta fora dos padrões reais da sociedade, possa sim influenciar as mulheres tanto a comportamentos complusivos como também transtornos pisciológigos. Uma vez que as mulheres "fora" do padrão de beleza, fazem de tudo para se encaixar no perfil e muitas vezes deixando de mostrar suas reais qualidades, fazendo de si mesmas perfeitas marionetes das industrias de beleza.

    Jairo dos Santos Junior -Turma A - PP

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Eu acho que a mídia criou um padrão de mulher perfeita que não existe, nem mesmo as atrizes dos comerciais são como aparecem, hoje em dia inúmeros programas de edições de imagem são utilizados em um comercial a fim de proporcionar ao telespectador a imagem da mulher perfeita. Creio que as mulheres deveriam boicotar essa visão de mulher perfeita, ao invés de tentarem fazer de tudo para se enquadrarem nesse padrão.

    Gustavo Henrique Cabral – 1ºA - RTV

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  4. Em uma sociedade extremamente moralista, como a nossa, modelos antiquados ainda prevalecem, seja na inferiorização da mulher ou de qualquer minoria que não se encaixe em estereótipos pré-estabelecidos. Acredito que exista uma patologia social onde os indivíduos não conseguem se opor a tais modelos. Parte disso se deve a baixa capacidade crítica do telespectador pertencente a grande massa. O ideal é que a sociedade forneça instrumentos para que o público consiga discernir e opinar sobre suas indignações e necessidades.

    Alex Félix - 1A - Com. Social

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  5. Realmente a imagem da mulher é bastante explorada pela mídia, o que não seria um problema se vários tipos femininos fossem mostrados.Muitas mulheres querem seguir um padrão pré-estabelecido e fazem qualquer coisa por isso.
    Rebeca Ferraz-1°A

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  6. A mulher é exposta mesmo como um simbolo sexual pela midia. Nós mulheres sobremos a procura de um certo padrão de beleza, mas a realidade é que não existe este padrão. A mídia impõe a mulher como objeto e isso destroi a cada dia mais a imagem que a mulher vem conquistando no mundo.
    Nós mulheres fomos atrás do mercado de trabalho (fator onde ainda o homem leva vantagem) e mostramos que conseguimos realizar totalmente qualquer função. Não podemos deixar a mídia dominar e destruir tudo o que já contruimos.

    Pâmela Christiny F da S. 1-A

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  7. Os padrões de beleza difundidos pela mídia acabam formando(eu diria deformando) nossa visão do que é realmente belo, um bom exemplo citado no post com relação as propagandas de cerveja é que a realidade encontrada nos bares é muito diferente da que vemos nas mídias, acredito que se os publicitarios poderiam dar mais atenção as formas reais das mulhes com o exemplo da Unilever com o produto Dove,pelo qual podemos comprovar a eficacia dessa mudança de olhares.


    Dalva Gonçalves de Mello 1º A

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  8. Muito bom o trabalho de pesquisa realizado pelo grupo, quando falamos do uso da imagem da mulher na propaganda não podemos nos esquecer de que nos mulheres somos maioria na sociedade, o que falta na realidade é uma mudança de postura quanto aos produtos que usam de forma inadequada a imagem feminina.


    Claudiane de Jesus 1ºA

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  9. A propaganda costuma operar com estereótipos inatingiveis para que mulheres na busca desse ideal, consumam em demasiado o produto. Estamos doutrinados ao que a mídia impoem nós como futuros publicitarios podemos mudar esse padrão. Como vimos que o resultado da campanha dove pela real beleza teve resultados verdadeiramente positivos.



    Beatriz Cavalheiro Moraes - 1º comunicação Social - Turma A

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  10. A publicidade usa a beleza física feminina como principal meio persuasivo, mas não se vê que não são todas que possuem aquele perfil de beleza, é aonde eles pecam por colocar um estereótipo na mídia que não condiz com a realidade da maioria das mulheres. Isso tem sido uma grande discussão nos dias de hoje, porque algumas mulheres chegam a fazer coisas absurdas só para parecem com o que à mídia prega sobre a beleza.


    Diana Pereira – Tuma A

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  11. Hoje em dia a força da publicidade é enorme, nos tornando escravos de padrões de beleza, pricipalmente as mulheres que naturalmente já se preocupam com a beleza e agora ainda mais, pois se sentem forçadas a atingir o modelo corporal apresentado na mídia. Cabe a nós consumidores criticar estes modelos de propaganda podendo assim, mudar o modo de pensar dos publicitários em relação a mulher.

    Breno Paiva e Souza - Turma A

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  12. A publicidade tem um poder imenso sobre as pessoas, é ela que dita os "padrões" para a sociedade. E como podemos ver, a figura da mulher é uma ferramenta muito utilizada para essa divulgação. Todo produto que coloca a imagem feminina como modelo para venda sempre tem um lucro muito grande, isso se deve a enorme harmonia do corpo da mulher, a harmonia de curvas que são bem vistas aos nossos olhos. Para vender um produto masculino, tem mulher na propaganda, e assim também para um produto feminino. Basta saber usá-lo, e não estragar nossa imagem.

    Júlia Antunes Bastos Capucho - Turma A - RTV

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  13. Hoje em dia as empresas de cosméticos investem 100% nas mulheres, a publicidade aplica "padrões" a sociedade tornando-a viciada em beleza.Vemos corpos esculturais na mídia, causando uma tremenda duvida na cabeças das mulheres, se elas podem ou não ficar daquele jeito, mas cabe apenas as mulheres decidirem se querem ou não seguirem esses padrões de beleza

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  14. Bárbara Chagas14/6/10 14:34

    Na minha opinião a Tv traça o perfil da mulher Brasileira, que é aquela jovem com o corpo perfeito, para a mídia só é a mulher perfeita, tento um certo preconceito com as diferentes desse "padrão" de corpo feminino. É nitido na tv o tanto de materias e reportagens que falam sobre a saude, como se fosse uma intimãção para as mulheres fazerem regimes, diversas dietas a propria tv ensina; Isso é bem complicado porque as mulheres acabão adotando isso rigorosamente para seu dia-a-dia querem fazer regime a qualquer custo e não se aceitão como realmente são, gordinhas, com rugas, enfim a mídia tem boa parte de culpa em transtornos alimentares causado nas maioria das mulheres. Com tudo isso as industrias de cosmeticos aproveitão e lanção produtos que prometem milagres, que as mulheres irão ficar igual as atrizes de tv e tudo mais, as mulher ipnotizadas pelo o que a mídia tras por padrão feminino acaba consumindo o produto por achar que aquilo realmente fará resultado.



    Bárbara Chagas. PP - Turma A

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  15. Gabrielle Coelho14/6/10 15:08

    Nós, mulheres, vivemos em busca da perfeição. Sempre queremos ter um corpo perfeito, ser boas mulheres, mães, profissionais.
    Não só nas propagandas,mas na programação em geral, vemos apenas mulheres "perfeitas", que não possuem defeitos e isso acaba gerando em nós uma busca desenfreada por essa "perfeição", pois ficamos insatisfeitas conosco.
    A marca Dove inovou quando se utilizou da real beleza das mulheres em suas propagandas, pois mostrou que todas tem suas qualidades e não são menos belas ou "perfeitas" por não seguir o padrão de beleza imposto pela mídia.

    Gabrielle C. A. M. Coelho - Jornalismo, 1º A

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  16. Jéssica Gomes14/6/10 15:43

    A publicidade usa mulheres com corpos sarados, com curvas em campanhas, impondo as mulheres um padrão de beleza de uma minoria, onde nem todas a mulheres alcançam esse padrão e muitas vezes se sentem diminuidas por isso. O Brasil é o pais da diversidade de raças cada mulher ter sua caracteristica particular e não estar no que a midia dita como "padrão de beleza" não significa não ter beleza. A Dove foi muito inteligente pois foi aonde as mulheres precisam, mostrou que cada mulher tem sua perfeição particular.

    Jéssica Cristina Gomes Vieira - Jornalismo, 1ºA

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  17. Greice Dias14/6/10 15:50

    A publicidade é tão grande em cima da mulher,e traça um perfil tão específico que é ser linda,sensual,magra e etc,que faz com que a mulher "tradicional",se sinta um lixo.
    A mídia deveria mostrar mais a beleza real das mulheres,e fazer com que elas percebam o quão são bonitas sendo cada uma do seu jeito,sem desejarem ser perfeitas.Pois a mídia sempre acaba sujeitando as mulheres a necessidade de serem perfeitas,e isso não é uma situação solúvel.Mas como a publicidade tem em mente que se as mulheres se aceitarem irão vender menos produtos de beleza e outras coisas que embelezem,acabam utilizando esse padrão de mulher perfeita.

    Greice Elen Dias Reis - Rádio e TV,1°A

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  18. A questão da mulher na publicidade não é tão simples quanto muitos pensam, o uso indevido da imagem da mulher na midia atinge não só mulheres. A sociedade impõe um esteriótipo de beleza pronto para servir como refeição as novas mentes que nascem, como as crianças.
    A ideia da Dove foi inovadora e é disso que precisamos na área da comunicação, passar o que é saudavel!! Tirar a impressão de que para ser bonita é preciso estar no padrão das modelos em passarelas, estar bonita é estar bem e é esse o papel que esperamos que novos profissionais da área de publicidade cumpram, espera-se novas campanhas, comerciais, que se mostrem preocupados com o bem-estar " verdadeiro".

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  19. A mídia impõe padrões de beleza para as mulheres e de forma consciente e inconsciente elas aderem de tal forma estas campanhas publicitárias que passa a repercutir na sociedade. São padrões que iludem as mulheres e esquecem o real valor e papel da mulher na sociedade.

    Danusa

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  20. Ricardo Abissi17/6/10 12:06

    É lógico que a mídia sempre vai trazer a imagem da mulher como pefeição e beleza, principalmente quando se trata de propagandas, pois a mídia não está a margem do mercado competitivo. Seria interessante se ao contrário disso fosse mostrado a beleza real feminina, a qual é individual e sem comparações.

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